Mulher Cristã

Resolvendo Conflito Matrimonial parte III

30/04/2014 23:24
Parte 3 de 3) Resolvendo Conflito Matrimonial [Nota do redator: As primeiras partes desta série, publicadas nas últimas duas edições desta revista, sugeriram os primeiros oito passos para resolver conflito no casamento: Œ Tenha fé,  Ore pela força que Deus...

Resolvendo Conflito MATRIMONIAL II

30/04/2014 23:21
Resolvendo conflito matrimonial (To see the original English version of this article, click here) [Nota do redator: A primeira parte desta série, publicada na última edição desta revista, sugeriu os primeiros cinco passos para resolver conflito no casamento: Œ Tenha...

Resolvendo Conflito Matrimonial

30/04/2014 23:15
Resolvendo conflito matrimonial (To see the original English version of this article, click here) Introdução Toda família tem desacordos. O casal que nunca tem conflitos não existe. Infelizmente, conflitos podem levar a brigas sérias. Uma briga séria é aquela que desune esposo e...

Leia e Responda

30/04/2014 23:11
Feitos à imagem de Deus: leia e responda A mulher: esposa e mãe Efésios 5:22-24,33; Colossenses 3:18 Descreva a vontade de Deus quanto a submissão da mulher ao marido. Estas instruções aplicam mesmo quando ela não concorda com o marido? Se...

 

 

 Salmo 119:105 .

 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho

 

 

 

DICAS DE LITERATURA CRISTà

          AUTOR: RUTH  & TOWNS

 

 

Este livro traz ricas histórias de casais da Bíblia  e expõe verdades que o prepararão para uma vida de amor e compreensão ao lado da pessoa que você          escolheu ou está pensando em escolher como cônjuge.

 

 

 

 
 
 
 
Verdadeiro Cristão só precisa de Deus para sustentar o seu casamento. Jesus always.

Casamento Blindado – O seu Casamento à Prova de Divórcio é um livro de Renato Cardoso e Cristiane Cardoso - bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e filha do bispo Edir Macedo. Foi lançado pela Thomas Nelson Brasil em 2012. Fechou o ano de 2012 com quase meio milhão de exemplares vendidos pelo Brasil. O livro fala a respeito de como proteger o casamento do divórcio.

 

 

 

 

                                                                              DICAS DE MODA COM SUSAN DUTRA 

 

FEMINILIDADE

 

 

 

Feminilidade                                                 

 

Pensando sobre a feminilidade dentro do contexto bíblico, observei que o que mais vemos na sociedade moderna, é que houve uma grande inversão dos valores quando falamos desse assunto.

Feminilidade não se resume apenas em sermos mulheres que se cuidam, vai muito além disso. Feminilidade na verdade, é um conjunto de atitudes e comportamentos. É um estilo de vida.

Infelizmente hoje em dia as mulheres não se preocupam em ser femininas, e sim feministas.

Se uma mulher tem pensamentos diferentes do feminismo e quer viver sua vida dentro dos ensinamentos bíblicos, ela acaba sendo encarada como um ET. Ou seja, a sociedade que se julga "sábia", independente de Deus e com visões diferentes, que na verdade são contrárias a palavra de Deus, não entenderá o real significado de Feminilidade.

A sociedade hoje incentiva a mulher a competir com o homem e a ser independente. Além dos exageros com a imagem e ao incentivo a sensualidade, a sociedade se condicionou a viver em um duelo Homem X Mulher. Por causa disso as mulheres hoje acabam se enquadrando tanto nos moldes e princípios do feminismo. Não vejo problema nenhum em a mulher conquistar seu espaço na área profissional, desde que a sua motivação não seja a competição com os homens.

 

 

Feminismo é bem diferente de Feminilidade

 

FEMINILIDADE: Qualidade, modo de ser, de viver, de pensar próprio da mulher.

FEMINISMO: Tendência a elevar a situação da mulher na sociedade, a aumentar seus direitos.

 

Atualmente nosso grande desafio é conseguirmos equilibrar a realidade dos tempos modernos com o que a Bíblia nos ensina.

Uma mulher cristã deve ser a descrição de feminilidade, acrescentando a seu significado os princípios bíblicos.

 

Trazendo esse pensamento para as nossas roupas, em I Timóteo 2:9 encontramos 3 orientações que nos ajudam a descobrir o que devemos ou não usar:

 

1°- Nossas roupas devem ser apropriadas, coerentes com as características, de uma filha de Deus, apropriada para seu tipo físico e adequada a ocasião e ao lugar que você pretende usá-la. A nossa roupa não definirá somente o que somos por fora, por isso precisamos ter cuidado em como estamos nos vestindo, pois a nossa roupa fala muito também sobre as nossas intenções. Muitas informações são passadas por nossa imagem. Por isso devemos ter muito cuidado com as nossas escolhas.

 

2°- Nossa roupa deve honrar a Deus. Deve ser decente. No texto quando lemos que devemos nos vestir com simplicidade e modéstia, nos leva a pensarmos em descrição, respeito e prudência. Ou seja, roupas com comprimentos, decotes e modelagens adequadas a uma mulher cristã. Quando nos vestimos com decência significa que reconhecemos e aceitamos o que Deus nos ensina, que a roupa serve para nos cobrir e não para expor o nosso corpo. Devemos nos vestir de modo a mostrar a nossa feminilidade e não a nossa sexualidade Devemos nos vestir com decência por respeito a Deus, a igreja e aos irmãos.

 

3° - Devemos ter moderação, devemos controlar nossos impulsos e evitar os extremismos da moda. Devemos governar nossas escolhas no quesito vestimenta com um sentido de moderação, simplicidade e autocontrole. Devemos evitar comprometer nossas finanças para manter um modismo ditado pelo mundo e pela mídia. A mídia prega um cuidado excessivo com o corpo, com boa forma e com a moda e nos incentiva ao consumismo excessivo . O padrão estabelecido pela mídia escraviza e faz parecer que você só será aceita e estará bem se você se enquadrar nesses padrões.

A palavra de ordem para nós mulheres de Deus deve ser sempre "EQUILÍBRIO".

Em Romanos 12:2 está escrito: " Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

 

Trazendo agora esses princípios para nossa vida, encontramos no texto da Mulher Virtuosa em Provébio 31: 10 ao 31, a descrição da mulher que exerce a feminilidade dentro dos padrões de Deus. Esse texto fala de uma mulher casada, mas o comportamento da mulher virtuosa também deve ser aplicado na vida da mulher solteira. Encontrei muitas qualidades de uma mulher virtuosa dentro deste texto.

 

A mulher virtuosa é: Exemplar, honesta, confiável, zelosa, trabalhadora, ajudadora, empreendedora, boa administradora, habilidosa, generosa, bondosa, precavida, cuidadosa, vaidosa, digna, forte, confiante, sábia, inteligente, amorosa, não dá lugar à preguiça, boa mãe, boa esposa, boa dona de casa, temente a Deus, honrada.

- Exemplar (verso 10)

" Uma esposa (mulher) exemplar: feliz o homem que a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis."

 

- Honesta e confiável (verso 11)

" Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma."

 

- Zelosa (verso 12)

" Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."

 

- Trabalhadora e ajudadora ( versos 13, 14, 15, 17 e 24)

" Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Com os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa."

" Entrega-se com vontade ao seu trabalho: seus braços são fortes e vigorosos.

" Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes."

 

- Empreendedora (verso 16 e 24)

" Ela avalia o campo e o compra: com o que ganha planta uma vinha."

" Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes."

 

- Boa Administradora (verso 18 e 15b)

" Administra bem o seu comércio lucrativo, e sua lâmpada fica acesa durante a noite."

" Dá tarefas as suas servas."

 

- Habilidosa (verso 19)

" Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca."

 

- Generosa e bondosa (verso 20)

" Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres."

 

- Precavida (verso 21)

" Não teme por seus familiares quando chega a noite, pois todos eles vestem agasalhos

 

- Cuidadosa (verso 22a)

" Faz cobertas para sua cama:"

 

- Vaidosa, se cuida (verso 22b)

" Se veste de linho fino e de púrpura."

- Digna e forte (verso 25a)

" Reveste-se de força e dignidade:"

 

- Confiante (verso 25b)

" Sorri diante do futuro."

 

- Sábia, inteligente e amorosa (verso 26)

" Fala com sabedoria e ensina amor."

- Não dá lugar a preguiça (versos 15 e 27)

" Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas."

" Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar a preguiça."

- Boa mãe, boa esposa, boa dona de casa e por isso recebe honra (versos 12, 23, 28 e 29)

" Seus filhos se levantam e a elogiam: seu marido também a elogia dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera."

"Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra."

" Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."

 

- Teme ao Senhor (verso 30)

" A beleza é enganosa, e a formusura é passageira: mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada."

_ Recebe honra das pessoas (verso 31)

" Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade".

 

Confesso que eu não esperava encontrar tantas qualidades dentro desse texto. Nele a feminilidade é exercida de forma linda e plena. A feminilidade está diretamente ligada as nossas atitudes e comportamentos diários. Não basta somente querer ser uma mulher bonita, ser uma mulher feminina e virtuosa vai muito além disso. Os ensinamentos da palavra trazem proteção para nós. Eles nos ajudam a ter uma vida feliz e nos ensina a vivermos da maneira certa pela qual fomos criadas.

Deus nos fez para ter todas essas qualidades e desfrutar de todas as bênçãos que esse estilo de vida pode nos trazer.

Não é uma tarefa fácil, mas com o nosso coração aberto para as transformações diárias que a vida com Deus nos traz, conseguiremos ser mulheres segundo o coração d'Ele.

Que Deus te abençoe.

FONTE: MULHERES EM DEUS

A mulher foi criada para apresentar  ao homem o amor!!!!!

Outro dia estudando a bíblia fui buscar entender o verdadeiro motivo pelo qual a mulher havia por Deus sido criada e fiquei muito feliz com tudo aquilo que a palavra de Deus me revelara.

“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:5-7)

" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:5-7)

Quando Deus criou a terra compreendera que era necessário alguém para cuidar de toda à sua criação, alguém que pudesse dominar sobre a terra e sobre os animais. Deus criou o homem, na sua perfeita sabedoria criara um ser superior a tudo que havia criado; um ser com capacidade para administrar a terra e tudo que nela havia. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, viu que estava bom, porém como é onisciente percebeu que não era bom que o homem ficasse só.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22)

Então Deus criou a mulher. Analisando o contexto bíblico podemos afirmar que Deus criara a mulher para que a mesma fizesse companhia ao homem. Sim, tudo bem, Deus criara a mulher para que o homem não estivesse só, porém, este não foi o único motivo pelo qual a mulher foi criada. Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Deus não estava criando apenas uma companheira, mas também alguém que pudesse ajudá-lo, auxiliá-lo; não um ser qualquer, se o objetivo fosse apenas fazer companhia Deus poderia ter presenteado a Adão com um cachorro, sim, cachorro são ótimos companheiros. Se o objetivo de Deus fosse somente providenciar alguém que ajudasse Adão, poderia ter lhe presenteado com um burro de carga, mas não, Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ou seja, Deus estava presenteando Adão não com uma companheira ou ajudadora qualquer, mas com alguém idôneo, ou seja, alguém apto, capaz e adequado.

Quando Deus criou a mulher, ele criou um ser também dotado de habilidades, e capacidades, alguém que como Adão também fosse semelhante a ele. Mas não para por aí, as mulheres foram criadas para um propósito maior.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; ( 1 João 4:16)

A palavra de Deus nos ensina que Deus é amor e que tudo que ele faz por nós é por amor. Quando Deus criou o homem, ele não criara uma máquina para administrar à sua criação. Deus criara alguém à sua imagem e semelhança. Alguém que pudesse desenvolver alguns de seus maiores atributos o AMOR.

Como que o homem poderia aprender a amar? O homem estava numa posição superior a dos animais e numa posição inferior a de Deus. O homem era SENHOR dos animais e SERVO de Deus. É quase impossível nós seres humanos amar com a mesma intensidade uma espécie diferente. Amamos os animais, mas por maior que seja esse amor, nunca alcançará a mesma proporção com que amarmos outro ser humano. Existe um limite para este tipo de amor. E Deus? Deus é divino, e visto por Adão como alguém muito superior, com certeza Adão desenvolveria vários sentimentos por Deus, mas será que de fato ele conseguiria em algum momento amá-lo?
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.

A mulher foi criada, para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor. Deus poderia ter criado a mulher da mesma forma que criou o homem, no entanto Deus decide criar a mulher de um pedaço do homem. Sim, você sabe o que é arrancar um pedaço do seu corpo? Agora Adão é presenteado por Deus com uma criatura semelhante a ele, para que pudesse fazer-lhe companhia, ajudá-lo e automaticamente completá-lo. Sim, o pedaço que faltava no corpo de Adão agora se completava com Eva. A mulher foi criada para completar o homem e automaticamente apresentá-lo o amor. Adão amava a Eva e principalmente a Deus por ter lhe dado tão grande preciosidade. Adão ama a carne de sua carne.

E Eva como poderia conhecer na mesma proporção este amor? A partir do momento em que Eva dá a luz, ela tem a oportunidade de entender na mesma proporção o amor de Adão. Filhos com certeza são carne da nossa carne. Eva ama seus filhos, carne da sua carne, ama a Adão que lhe presenteou com tal preciosidade e automaticamente ama a Deus o responsável por tudo isso.

A mulher foi criada para apresentar o homem este sentimento tão divino: O amor. O objetivo disso tudo? Fazer com que todos possam mutuamente se amar e juntos amarem a Deus. Compreendendo numa dimensão menor, como funciona o amor de Deus nas nossas vidas.

Mônica Bastos

Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 

 

 
 
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne” (GN 2.24)

“E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles” (JR 32.39)

“Por onde tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus... Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (RT 1.16,17)

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (MT19.6)

“Melhor é serem dois do que um...” (EC 4.9)

“O meu amado é meu, e eu sou dele...” (CT 2.16)

“As muitas águas não poderiam apagar esse amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por esse amor, certamente a desprezariam” (CT 8.7)

“...não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora....” (GN 2.18)

“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente” (EC 3.14)

“... eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente” (1SM 20.23)

“Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.” (SL 92.4)

“Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos.” (SL 118.23)

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (SL 118.24)

“... ele te concederá o que deseja o teu coração.” (SL 37.4)

“... Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado” (SL 67.6)

“... e Ele assim os leva ao porto desejado” (SL 107.30)

“Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos... mostrando à geração futura os louvores do Senhor... e as maravilhas que fez” (SL 77.12; 78.4)

“... contarei todas as tuas maravilhas ...para que saibam que nisto está tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste” (SL 77.12; 109.27)

“... maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (SL 139.4)

“E farei com eles um concerto eterno, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim” (JR 32.40)

“... O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha semente e a tua semente, seja perpetuamente” (1SM 20.42)

 

Dicas para Economizar Energia


Sem dúvida, uma das maiores preocupações da atualidade é com a má utilização da energia elétrica. O desperdício de energia é geral: nas residências, nas indústrias, etc. É de fundamental importância que a população informe-se sobre os cuidados que devem ser tomados para o melhor uso da energia. Em casa, na escola, no trabalho ou na rua, a economia de energia inspira uma convivência responsável com o nosso meio ambiente. Vale aqui lembrar a máxima que diz: “Sabendo usar, não vai faltar!”. Utilize-se você também dessa máxima e torne-se um cidadão consciente e conscientizador do uso correto da energia. Veja, abaixo, algumas dicas para que você possa economizar energia e dicas de atividades para você exercitar com seus alunos.


Dicas de como economizar energia


Quanto ao uso da geladeira

· Se você tem freezer, só o mantenha funcionando se realmente tiver muito alimento a ser armazenado. Caso contrário, desligue-o e guarde todos os alimentos na geladeira.

· Procure instalar a geladeira ou o freezer num local protegido da luz do sol, mas que seja ventilado.

· Cuidado com o “abre e fecha” das portas da geladeira ou do freezer, pois esse hábito só acarreta um maior consumo de energia. Pense em todos os alimentos de que irá precisar e retire-os todos de uma vez, evitando abrir várias vezes as portas.


Quanto ao uso do chuveiro elétrico

· Nas estações quentes, coloque a chave do chuveiro elétrico no “verão”, assim o seu consumo será 30% menor do que se a chave estiver no “inverno”.

· Cuidado com o tempo embaixo do chuveiro; crie esse hábito: ligue, molhe-se, desligue, passe o shampoo e o sabonete, ligue, molhe-se, desligue.

· Mantenha limpa a saída de água do chuveiro.


Quanto à luz elétrica

· Evite deixar as luzes dos ambientes acesas desnecessariamente; sempre que sair do local, apague a luz.

· Utilize-se o máximo possível da luz solar dentro da sua casa ou do seu ambiente de trabalho. Lembre-se: a luz do sol faz bem à saúde de qualquer ambiente, além de ser de graça.

· Não se iluda achando que uma lâmpada de menor potência gasta menos energia. Uma lâmpada de maior potência é suficiente para um ambiente e gasta menos do que várias lâmpadas de menor potência juntas no mesmo ambiente.

· Troque, se possível, as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes, principalmente nos ambientes de maior permanência de pessoas.

· Decore e pinte os ambientes com cores claras, que facilitem uma maior reflexão da luz, além de transmitirem uma sensação de calma e paz.

· Cada ambiente deverá ter o nível suficiente de luz para o seu bom funcionamento. Luz demais incomoda e prejudica a visão.


Quanto ao uso dos demais aparelhos domésticos

· Junte todas as roupas que irá passar, organizando na ordem: dos tecidos mais leves aos mais pesados, para serem passados no final.

· Regule o seu ferro na temperatura certa para cada roupa.

· Só utilize a máquina de lavar com a quantidade certa de roupa, economizando assim energia e água.

· O ar-condicionado deverá estar com o filtro sempre limpo, ser instalado na parte superior da parede e ser ligado num ambiente fechado.

· O forno de microondas deverá ser ligado a um canal de descarga de eletricidade — fio terra — e estar com as borrachas de vedação em bom estado.

· Só ligue a TV quando realmente for assistir ao programa. Evite dormir com o aparelho ligado ou deixá-lo o dia todo funcionando.


Quanto ao vazamento de energia

· Se você tem dúvidas quanto ao seu consumo de energia, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento. Para verificar esse ocorrido, proceda da seguinte forma: desligue todos os aparelhos de uso elétrico e todas as lâmpadas e verifique o disco do medidor, se ele ainda estiver girando, é porque está ocorrendo vazamento de energia. Chame um eletricista; ele irá detectar onde está ocorrendo o vazamento e corrigi-lo.