Mulher Cristã
Resolvendo Conflito Matrimonial parte III
30/04/2014 23:24Resolvendo Conflito MATRIMONIAL II
30/04/2014 23:21Resolvendo Conflito Matrimonial
30/04/2014 23:15Leia e Responda
30/04/2014 23:11
Salmo 119:105 .
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho
DICAS DE LITERATURA CRISTÃ
AUTOR: RUTH & TOWNS
Este livro traz ricas histórias de casais da Bíblia e expõe verdades que o prepararão para uma vida de amor e compreensão ao lado da pessoa que você escolheu ou está pensando em escolher como cônjuge.

DICAS DE MODA COM SUSAN DUTRA
FEMINILIDADE
Feminilidade
Pensando sobre a feminilidade dentro do contexto bíblico, observei que o que mais vemos na sociedade moderna, é que houve uma grande inversão dos valores quando falamos desse assunto.
Feminilidade não se resume apenas em sermos mulheres que se cuidam, vai muito além disso. Feminilidade na verdade, é um conjunto de atitudes e comportamentos. É um estilo de vida.
Infelizmente hoje em dia as mulheres não se preocupam em ser femininas, e sim feministas.
Se uma mulher tem pensamentos diferentes do feminismo e quer viver sua vida dentro dos ensinamentos bíblicos, ela acaba sendo encarada como um ET. Ou seja, a sociedade que se julga "sábia", independente de Deus e com visões diferentes, que na verdade são contrárias a palavra de Deus, não entenderá o real significado de Feminilidade.
A sociedade hoje incentiva a mulher a competir com o homem e a ser independente. Além dos exageros com a imagem e ao incentivo a sensualidade, a sociedade se condicionou a viver em um duelo Homem X Mulher. Por causa disso as mulheres hoje acabam se enquadrando tanto nos moldes e princípios do feminismo. Não vejo problema nenhum em a mulher conquistar seu espaço na área profissional, desde que a sua motivação não seja a competição com os homens.
Feminismo é bem diferente de Feminilidade
FEMINILIDADE: Qualidade, modo de ser, de viver, de pensar próprio da mulher.
FEMINISMO: Tendência a elevar a situação da mulher na sociedade, a aumentar seus direitos.
Atualmente nosso grande desafio é conseguirmos equilibrar a realidade dos tempos modernos com o que a Bíblia nos ensina.
Uma mulher cristã deve ser a descrição de feminilidade, acrescentando a seu significado os princípios bíblicos.
Trazendo esse pensamento para as nossas roupas, em I Timóteo 2:9 encontramos 3 orientações que nos ajudam a descobrir o que devemos ou não usar:
1°- Nossas roupas devem ser apropriadas, coerentes com as características, de uma filha de Deus, apropriada para seu tipo físico e adequada a ocasião e ao lugar que você pretende usá-la. A nossa roupa não definirá somente o que somos por fora, por isso precisamos ter cuidado em como estamos nos vestindo, pois a nossa roupa fala muito também sobre as nossas intenções. Muitas informações são passadas por nossa imagem. Por isso devemos ter muito cuidado com as nossas escolhas.
2°- Nossa roupa deve honrar a Deus. Deve ser decente. No texto quando lemos que devemos nos vestir com simplicidade e modéstia, nos leva a pensarmos em descrição, respeito e prudência. Ou seja, roupas com comprimentos, decotes e modelagens adequadas a uma mulher cristã. Quando nos vestimos com decência significa que reconhecemos e aceitamos o que Deus nos ensina, que a roupa serve para nos cobrir e não para expor o nosso corpo. Devemos nos vestir de modo a mostrar a nossa feminilidade e não a nossa sexualidade Devemos nos vestir com decência por respeito a Deus, a igreja e aos irmãos.
3° - Devemos ter moderação, devemos controlar nossos impulsos e evitar os extremismos da moda. Devemos governar nossas escolhas no quesito vestimenta com um sentido de moderação, simplicidade e autocontrole. Devemos evitar comprometer nossas finanças para manter um modismo ditado pelo mundo e pela mídia. A mídia prega um cuidado excessivo com o corpo, com boa forma e com a moda e nos incentiva ao consumismo excessivo . O padrão estabelecido pela mídia escraviza e faz parecer que você só será aceita e estará bem se você se enquadrar nesses padrões.
A palavra de ordem para nós mulheres de Deus deve ser sempre "EQUILÍBRIO".
Em Romanos 12:2 está escrito: " Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Trazendo agora esses princípios para nossa vida, encontramos no texto da Mulher Virtuosa em Provébio 31: 10 ao 31, a descrição da mulher que exerce a feminilidade dentro dos padrões de Deus. Esse texto fala de uma mulher casada, mas o comportamento da mulher virtuosa também deve ser aplicado na vida da mulher solteira. Encontrei muitas qualidades de uma mulher virtuosa dentro deste texto.
A mulher virtuosa é: Exemplar, honesta, confiável, zelosa, trabalhadora, ajudadora, empreendedora, boa administradora, habilidosa, generosa, bondosa, precavida, cuidadosa, vaidosa, digna, forte, confiante, sábia, inteligente, amorosa, não dá lugar à preguiça, boa mãe, boa esposa, boa dona de casa, temente a Deus, honrada.
- Exemplar (verso 10)
" Uma esposa (mulher) exemplar: feliz o homem que a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis."
- Honesta e confiável (verso 11)
" Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma."
- Zelosa (verso 12)
" Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."
- Trabalhadora e ajudadora ( versos 13, 14, 15, 17 e 24)
" Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Com os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa."
" Entrega-se com vontade ao seu trabalho: seus braços são fortes e vigorosos.
" Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes."
- Empreendedora (verso 16 e 24)
" Ela avalia o campo e o compra: com o que ganha planta uma vinha."
" Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes."
- Boa Administradora (verso 18 e 15b)
" Administra bem o seu comércio lucrativo, e sua lâmpada fica acesa durante a noite."
" Dá tarefas as suas servas."
- Habilidosa (verso 19)
" Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca."
- Generosa e bondosa (verso 20)
" Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres."
- Precavida (verso 21)
" Não teme por seus familiares quando chega a noite, pois todos eles vestem agasalhos
- Cuidadosa (verso 22a)
" Faz cobertas para sua cama:"
- Vaidosa, se cuida (verso 22b)
" Se veste de linho fino e de púrpura."
- Digna e forte (verso 25a)
" Reveste-se de força e dignidade:"
- Confiante (verso 25b)
" Sorri diante do futuro."
- Sábia, inteligente e amorosa (verso 26)
" Fala com sabedoria e ensina amor."
- Não dá lugar a preguiça (versos 15 e 27)
" Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas."
" Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar a preguiça."
- Boa mãe, boa esposa, boa dona de casa e por isso recebe honra (versos 12, 23, 28 e 29)
" Seus filhos se levantam e a elogiam: seu marido também a elogia dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera."
"Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra."
" Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."
- Teme ao Senhor (verso 30)
" A beleza é enganosa, e a formusura é passageira: mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada."
_ Recebe honra das pessoas (verso 31)
" Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade".
Confesso que eu não esperava encontrar tantas qualidades dentro desse texto. Nele a feminilidade é exercida de forma linda e plena. A feminilidade está diretamente ligada as nossas atitudes e comportamentos diários. Não basta somente querer ser uma mulher bonita, ser uma mulher feminina e virtuosa vai muito além disso. Os ensinamentos da palavra trazem proteção para nós. Eles nos ajudam a ter uma vida feliz e nos ensina a vivermos da maneira certa pela qual fomos criadas.
Deus nos fez para ter todas essas qualidades e desfrutar de todas as bênçãos que esse estilo de vida pode nos trazer.
Não é uma tarefa fácil, mas com o nosso coração aberto para as transformações diárias que a vida com Deus nos traz, conseguiremos ser mulheres segundo o coração d'Ele.
Que Deus te abençoe.
FONTE: MULHERES EM DEUS
A mulher foi criada para apresentar ao homem o amor!!!!!
Outro dia estudando a bíblia fui buscar entender o verdadeiro motivo pelo qual a mulher havia por Deus sido criada e fiquei muito feliz com tudo aquilo que a palavra de Deus me revelara.
“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:5-7)
" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:5-7)
Quando Deus criou a terra compreendera que era necessário alguém para cuidar de toda à sua criação, alguém que pudesse dominar sobre a terra e sobre os animais. Deus criou o homem, na sua perfeita sabedoria criara um ser superior a tudo que havia criado; um ser com capacidade para administrar a terra e tudo que nela havia. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, viu que estava bom, porém como é onisciente percebeu que não era bom que o homem ficasse só.
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22)
Então Deus criou a mulher. Analisando o contexto bíblico podemos afirmar que Deus criara a mulher para que a mesma fizesse companhia ao homem. Sim, tudo bem, Deus criara a mulher para que o homem não estivesse só, porém, este não foi o único motivo pelo qual a mulher foi criada. Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Deus não estava criando apenas uma companheira, mas também alguém que pudesse ajudá-lo, auxiliá-lo; não um ser qualquer, se o objetivo fosse apenas fazer companhia Deus poderia ter presenteado a Adão com um cachorro, sim, cachorro são ótimos companheiros. Se o objetivo de Deus fosse somente providenciar alguém que ajudasse Adão, poderia ter lhe presenteado com um burro de carga, mas não, Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ou seja, Deus estava presenteando Adão não com uma companheira ou ajudadora qualquer, mas com alguém idôneo, ou seja, alguém apto, capaz e adequado.
Quando Deus criou a mulher, ele criou um ser também dotado de habilidades, e capacidades, alguém que como Adão também fosse semelhante a ele. Mas não para por aí, as mulheres foram criadas para um propósito maior.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; ( 1 João 4:16)
A palavra de Deus nos ensina que Deus é amor e que tudo que ele faz por nós é por amor. Quando Deus criou o homem, ele não criara uma máquina para administrar à sua criação. Deus criara alguém à sua imagem e semelhança. Alguém que pudesse desenvolver alguns de seus maiores atributos o AMOR.
Como que o homem poderia aprender a amar? O homem estava numa posição superior a dos animais e numa posição inferior a de Deus. O homem era SENHOR dos animais e SERVO de Deus. É quase impossível nós seres humanos amar com a mesma intensidade uma espécie diferente. Amamos os animais, mas por maior que seja esse amor, nunca alcançará a mesma proporção com que amarmos outro ser humano. Existe um limite para este tipo de amor. E Deus? Deus é divino, e visto por Adão como alguém muito superior, com certeza Adão desenvolveria vários sentimentos por Deus, mas será que de fato ele conseguiria em algum momento amá-lo?
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.
A mulher foi criada, para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor. Deus poderia ter criado a mulher da mesma forma que criou o homem, no entanto Deus decide criar a mulher de um pedaço do homem. Sim, você sabe o que é arrancar um pedaço do seu corpo? Agora Adão é presenteado por Deus com uma criatura semelhante a ele, para que pudesse fazer-lhe companhia, ajudá-lo e automaticamente completá-lo. Sim, o pedaço que faltava no corpo de Adão agora se completava com Eva. A mulher foi criada para completar o homem e automaticamente apresentá-lo o amor. Adão amava a Eva e principalmente a Deus por ter lhe dado tão grande preciosidade. Adão ama a carne de sua carne.
E Eva como poderia conhecer na mesma proporção este amor? A partir do momento em que Eva dá a luz, ela tem a oportunidade de entender na mesma proporção o amor de Adão. Filhos com certeza são carne da nossa carne. Eva ama seus filhos, carne da sua carne, ama a Adão que lhe presenteou com tal preciosidade e automaticamente ama a Deus o responsável por tudo isso.
A mulher foi criada para apresentar o homem este sentimento tão divino: O amor. O objetivo disso tudo? Fazer com que todos possam mutuamente se amar e juntos amarem a Deus. Compreendendo numa dimensão menor, como funciona o amor de Deus nas nossas vidas.
Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista.
![]() |
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne” (GN 2.24)
“E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles” (JR 32.39) “Por onde tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus... Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (RT 1.16,17) “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (MT19.6) “Melhor é serem dois do que um...” (EC 4.9) “O meu amado é meu, e eu sou dele...” (CT 2.16) “As muitas águas não poderiam apagar esse amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por esse amor, certamente a desprezariam” (CT 8.7) “...não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora....” (GN 2.18) “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente” (EC 3.14) “... eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente” (1SM 20.23) “Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.” (SL 92.4) “Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos.” (SL 118.23) “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (SL 118.24) “... ele te concederá o que deseja o teu coração.” (SL 37.4) “... Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado” (SL 67.6) “... e Ele assim os leva ao porto desejado” (SL 107.30) “Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos... mostrando à geração futura os louvores do Senhor... e as maravilhas que fez” (SL 77.12; 78.4) “... contarei todas as tuas maravilhas ...para que saibam que nisto está tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste” (SL 77.12; 109.27) “... maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (SL 139.4) “E farei com eles um concerto eterno, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim” (JR 32.40) “... O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha semente e a tua semente, seja perpetuamente” (1SM 20.42) |
Dicas para Economizar Energia
Sem dúvida, uma das maiores preocupações da atualidade é com a má utilização da energia elétrica. O desperdício de energia é geral: nas residências, nas indústrias, etc. É de fundamental importância que a população informe-se sobre os cuidados que devem ser tomados para o melhor uso da energia. Em casa, na escola, no trabalho ou na rua, a economia de energia inspira uma convivência responsável com o nosso meio ambiente. Vale aqui lembrar a máxima que diz: “Sabendo usar, não vai faltar!”. Utilize-se você também dessa máxima e torne-se um cidadão consciente e conscientizador do uso correto da energia. Veja, abaixo, algumas dicas para que você possa economizar energia e dicas de atividades para você exercitar com seus alunos.
Dicas de como economizar energia
Quanto ao uso da geladeira
· Se você tem freezer, só o mantenha funcionando se realmente tiver muito alimento a ser armazenado. Caso contrário, desligue-o e guarde todos os alimentos na geladeira.
· Procure instalar a geladeira ou o freezer num local protegido da luz do sol, mas que seja ventilado.
· Cuidado com o “abre e fecha” das portas da geladeira ou do freezer, pois esse hábito só acarreta um maior consumo de energia. Pense em todos os alimentos de que irá precisar e retire-os todos de uma vez, evitando abrir várias vezes as portas.
Quanto ao uso do chuveiro elétrico
· Nas estações quentes, coloque a chave do chuveiro elétrico no “verão”, assim o seu consumo será 30% menor do que se a chave estiver no “inverno”.
· Cuidado com o tempo embaixo do chuveiro; crie esse hábito: ligue, molhe-se, desligue, passe o shampoo e o sabonete, ligue, molhe-se, desligue.
· Mantenha limpa a saída de água do chuveiro.
Quanto à luz elétrica
· Evite deixar as luzes dos ambientes acesas desnecessariamente; sempre que sair do local, apague a luz.
· Utilize-se o máximo possível da luz solar dentro da sua casa ou do seu ambiente de trabalho. Lembre-se: a luz do sol faz bem à saúde de qualquer ambiente, além de ser de graça.
· Não se iluda achando que uma lâmpada de menor potência gasta menos energia. Uma lâmpada de maior potência é suficiente para um ambiente e gasta menos do que várias lâmpadas de menor potência juntas no mesmo ambiente.
· Troque, se possível, as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes, principalmente nos ambientes de maior permanência de pessoas.
· Decore e pinte os ambientes com cores claras, que facilitem uma maior reflexão da luz, além de transmitirem uma sensação de calma e paz.
· Cada ambiente deverá ter o nível suficiente de luz para o seu bom funcionamento. Luz demais incomoda e prejudica a visão.
Quanto ao uso dos demais aparelhos domésticos
· Junte todas as roupas que irá passar, organizando na ordem: dos tecidos mais leves aos mais pesados, para serem passados no final.
· Regule o seu ferro na temperatura certa para cada roupa.
· Só utilize a máquina de lavar com a quantidade certa de roupa, economizando assim energia e água.
· O ar-condicionado deverá estar com o filtro sempre limpo, ser instalado na parte superior da parede e ser ligado num ambiente fechado.
· O forno de microondas deverá ser ligado a um canal de descarga de eletricidade — fio terra — e estar com as borrachas de vedação em bom estado.
· Só ligue a TV quando realmente for assistir ao programa. Evite dormir com o aparelho ligado ou deixá-lo o dia todo funcionando.
Quanto ao vazamento de energia
· Se você tem dúvidas quanto ao seu consumo de energia, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento. Para verificar esse ocorrido, proceda da seguinte forma: desligue todos os aparelhos de uso elétrico e todas as lâmpadas e verifique o disco do medidor, se ele ainda estiver girando, é porque está ocorrendo vazamento de energia. Chame um eletricista; ele irá detectar onde está ocorrendo o vazamento e corrigi-lo.